Timor leste: Turismo de aventura e étnico – Para viajantes independentes

Timor Leste foi durante anos um país desconhecido no mundo. Palco de violentas guerras. Conquistou a sua independência em 2002 e tornou-se num dos países mais jovens do século XXI. Começa agora a dar os seus primeiros passos no turismo e a querer mostrar ao mundo a riqueza da  sua cultura, a diversidade da sua paisagem: praias desertas paradísicas, um mar rico em espécies marinhas, montanhas com lindíssimos trekkings. Timor tem em si características étnicas/culturais únicas que os distingue do resto da Ásia. Com uma população 90% católica é um povo adorável, muito amigável e sempre com uma alegria contagiante. Uma viagem a Timor é uma viagem cheia de aventura, adrenalina, de sacrifício, de muitas horas, é uma viagem dífícil mas única. Vem explorar um país onde o Turismo é ainda uma palavra nova. Sem dúvida que Timor te proporcionará muitas histórias e boas recordações. Aventura-te e vem a Timor Leste!

Ter consciência que Timor é um dos países mais pobres do mundo e em desenvolvimento, onde a estrutura hoteleira é escassa, a rede de transportes é mínima e  as estradas estão em mau estado. Uma viagem a Timor Leste é uma viagem no tempo, com fortes hábitos ancestrais, aldeias primitivas, crenças e histórias animistas. Vem conhecer este maravilhoso país sem a massa turistica dos outros países asiátios.

Contribuir com um voluntariado seria uma mais valia para o país, assim como, será também uma experiência enriquecedora para quem o visita.

IMG_3905

Monte de Becora – Díli

——————-<<<>>>———————<<<>>>———————

O que precisas de saber:

Localização: Timor leste localiza-se no Sudoeste Asiático, entre a ponta mais oriental da Indonésia e o nordeste da Austrália. A ilha de Timor é dividida entre o Timor pertencente à Indonésia e Timor leste país. Oecusse é um enclave de Timor Leste. A ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco são ilhas pertencentes a Timor Leste.

collage

Moeda: Dollar Americano.

Vistos e taxas:
Passaporte Português: Não precisa de visto podendo permanecer no país por 90 dias.
Validade: Passaporte com validade mínima de 06 meses.
Passaporte Brasileiro: Brasileiros precisam de visto para entrar no país e é feito à chegada (Visa on Arrival). Recebendo autorização para permanecer no país durante 30 dias.
Taxa: Custa 30$ americanos.
Validade: Passaporte com validade mínima de 06 meses.

Atenção: Todos os viajantes quer em regime de turismo ou de trabalho terão que pagar uma taxa de saída no valor de 10$. Essa taxa é paga no aeroporto após check in.

Língua: O Tétum e o Português são as línguas oficiais de Timor Leste. A par estima-se que o país tenha mais de 30 dialectos falados nos diferentes distritos.

Quando ir:

Timor Leste possui um clima tropical equatorial com duas estações do ano:
    – Estação das chuvas: Dezembro a Maio.
Vantagens: O país fica lindo, verde coberto de vegetação e com bonitas cascatas.
Desvantagens: Deslizamentos de terra, cheias e estradas intransitáveis, dificuldade em fazer trekkings na montanha, como a subida ao monte Ramelau. Geralmente chove sempre uma vez por dia.

IMG_1487

One Dollar Beach – Maio 2016

      – Estação seca: Junho a Novembro
Vantagens: Estradas transitáveis, permitindo fazer-se trekkings na montanha. Por do sol com cores mais fortes. Raramente chove.
Desvantagens: O país muda de cor e passa a ser castanho alaranjado, a paisagem muda de cenário onde tudo fica mais seco e árido.

A temperatura média anual junto à costa ronda os 30ºC e 32ºC. Nas zonas montanhosas o clima é mais temperado, podendo sentir frio.  A melhor altura para visitar o país será no final da época seca com o ínicio da época das chuvas (Nov e Dez) ou no final da época das chuvas (Maio a Junho).

IMG_2064

One Dollar Beach – Outubro 2015

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s