Road Trip – Bali de scooter – 7 dias

23 de Setembro – saíndo da Homestay Timbis (onde deixámos as nossas bagagens) rumámos ao centro, com destino a Ubud. A viagem durou cerca de 2 horas para fazer 50km. Chegados a Ubud fomos direitos à HomestayPondok Bali” e depois aproveitamos o resto da manhã para conhecer um pouco desta cidade.

Ubud é uma cidade cheia de artistas, existe sempre alguém a pintar, a esculpir madeira ou a trabalhar no vidro. Parece que os artistas se juntaram todos e vieram para esta terra. É o grande centro cultural de Bali. É o melhor local para a prática de ioga, para meditar, para aprender as danças balinesas e  para saber mais sobre a gastronomia local. É uma cidade repleta de templos onde os locais fazem a sua vida em conjunto com os turístas.  É óptimo para as compras de artesanato, tem objectos lindos!
É uma cidade bonitinha, está inserida numa ampla e densa floresta e tem muitos campos de arroz. Por tudo o que tenho vindo a descrever, Ubud é por isso muito turística mas vale a visita. É um excelente ponto de partida para outras regiões de Bali.

Ritual diário em Bali, caminhar até aos templos com oferendas

Figuras constantes em bali

Bali a ilha dos deuses, dos templos

Artesão local exibe os seus trabalhos

A toda a hora as mulheres colocam pequenas oferendas espalhadas por toda a ilha para dar sorte, para afastar as más energias. Rituais diários muito presentes em Bali

Pequenas cestas com florinhas, arroz ou o que quiserem oferecer, também vimos com rebuçados e dinheiro

Há tarde fomos até Tegalalang, uma pequena vila (a 10 km de Ubud) onde a sua atracção principal são os seus arrozais.  Parece que estamos no Douro, mas em vez de vinhas temos socalcos de arrozais plantados nas encostas. Como nunca tínhamos visto nenhum gostamos imenso de apreciar, é um cenário lindo onde o verde é a cor dominante. A vegetação que envolve os arrozais resultou num passeio agradável. Mas o calor aperta e em vez de irmos novamente para Ubud à procura do que é turisticamente comum, decidimos ficar  a descansar num bungalow, beber um suminho fresquinho natural de melancia (para mim) e um sumo natural de banana (para a Katy) que tanto adora e simplesmente não fazer nada, relaxar e apreciar as vistas.

Momento de ternura

Terraços Tegalalang

Lolita escuteirinha 🙂

Passeios nos arrozais de Tegalalang

Terraços Tegalalang

Por volta das 17h regressamos a Ubud e fomos para a nossa homestay, cruzámo-nos com o simpático dono, e disse-nos que havia dois templos muito importantes para irmos ver o Templo Pura Tirta e o Templo Gunung Kawi. E lá fomos novamente meter-nos à estrada antes que o sol deixasse de brilhar (às 18h já é de noite).
Chegámos às 17h30 ao templo Pura Tirta Empul, muito conhecido pelas Hot springs. É o templo da Água Sagrada e é visitado pelos fieis em busca de cura e purificação.
Os Hindus, e não só, entram nas águas e banham-se nas 23 fontes para se livrarem de pesadelos, má sorte, más energias, para purificar o corpo e a alma.
Eu também quis experimentar, para isso tive de alugar um Sarong (uma espécie de saia que os Balinenses usam como forma de respeito) e entrei na água. Passei o tempo todo a olhar para o lado para tentar imitar o melhor possível os locais. No final estava completamente diferente, porque agora estava molhado e com frio e antes não. Mas eu olhava para aquelas pessoas, admirava o seu ritual e respeitava a sua fé.
O hinduísmo é uma religião muito complexa e poderia ficar aqui uma vida inteira e acho que nunca iria entender tudo sobre esta religião muito espiritual. Mas também se as religiões fossem fáceis de entender não era necessário ter fé para acreditar.

Templo Pura Tirta Empul

O ritual é feito por todos os menbros da família


Depois do “banho” em Pura Tirta olhámos para o relógio e verificámos que já não dava tempo para visitar o outro templo, teria de ficar para outro dia.Voltámos para Ubud já de noite e se não é uma tarefa fácil conduzir em Bali durante o dia, tentem imaginar à noite.
Jantámos em Ubud num dos muitos warungs (restaurantes locais) com comida simples mas rico em paladar.

Warung em ubud

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s